Translate

domingo, 29 de novembro de 2009

Mondariz

Este é um rio que passa em Espanha, mais propriamente na Galiza. Acho que com a ajuda da Edna Araraquara, consegui dar uma noção de luz. São os meus primeiros passos na pintura. É tudo novidade: cada sombra, cada pedra, cada planta conseguidas, é uma batalha vencida. Senti-me completamente perdido, mas quando acabei, gostei do resultado final.
 Acrílico s/ tela. 70x50 cm

A desfolhada / The leafless

Em Setembro inscrevi-me na ATEAR e passei a ter aulas de pintura com os mestres Zé Cordeiro e Edna Araraquara e finalmente comecei a pintar com propósito. O Zé Cordeiro e a Edna Araraquara são dois pintores brasileiros radicados em Portugal há quase 30 anos e que já têm representado o Estado Português em exposições de pintura. A diferença é siginficativa. São pessoas fantásticas, o ambiente é muito bom, aconselho. Este foi o meu primeiro quadro pintado na ATEAR. Mais uma vez uma paisagem a Acrílico, mas agora com outro propósito e com outro acabamento. Por enquanto acho que me vou ficar pelas paisagens.

sábado, 28 de novembro de 2009

Paisagem / Landscape



Acrílico 20x20 cm. Réplica de pintura de Terry Miura.

Paisagem e nostalgia / Landscape and nostalgia

Acrílico 20x20 cm. Esta foi a 1ª pintura original

Paisagem / Landscape

Acrílico. 20x20 cm. Réplica de pintura.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Pintura com a utilização das 3 cores primárias mais o branco / Painting with the use of the 3 primary colors plus white

A minha primeira paisagem, feita com a mistura das 3 cores primárias, o amarelo, o azul primário e o magenta e ainda o branco. As próximas pinturas à semelhança da anterior são todas feitas com o mesmo método. Como se pode ver pelos cantos do quadro não têm qualquer intenção que não seja fazer experiências. Quase todas elas saíram frustradas. Os próximos quadros tratam-se de réplicas de pinturas em acrílico e em tela em 20x20 cm. Pomo poderão verificar pelos cantos (não pintados) só havia intenção de fazer experiências. Esta é uma cópia duma pintura de Terry Miura cujas pinturas são das que mais admiro.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O Quadro Original /Original Painting


Este é o original. Que pretenção a minha... Mas agora à distância, até que nem está mal de todo para um primeiro quadro.

Primeira pintura. Uma réplica dum quadro do Renoir / First painting. A replica of a painting of Renoir

Em Abril de 2009 passei no Colombo e incentivado pela minha mulher increvi-me num curso de pintura de uma das lojas. O início do curso versava sobre a obtenção de cores a partir das 3 cores primárias. Estive um mês para pintar um quadro e não o acabei. Era uma natureza morta do Renoir, mas não estava a gostar, fiquei com a sensação de que não estava a progredir e desisti. Fiquei tão revoltado que cheguei a casa e nas semanas seguintes pintei 7 quadros iguais numa tentativa, nunca conseguida, de fazer um quadro igual. Tinha a impressão que antes de me aventurar a criar algo meu, seria mais fácil e aprenderia mais depressa, se recriasse algo já feito. Em miúdo tinha pintado com guache e tinha-me saído relativamente bem pelo que me convenci que facilmente imitaria qualquer quadro. Mas estava enganado e nunca consegui.

domingo, 22 de novembro de 2009

Finalmente e para parar por hoje. Em breve comerçarei a colocar aqui as minhas primeiras pinturas. Um desastre...
Escolhidas ao acaso... e à procura de um traço, que se aproximará mais da debaixo do que a de cima. São figuras conhecidas.

Ainda o estudo da face / Study of the face

Ainda a Face Humana

Estudo da face. Formas e Volumes / Study of the face. Shapes and Volumes





Ainda no desenho mas já em 2009, no ínício do ano. Estudo da face humana.

sábado, 14 de novembro de 2009

4º Pastel

Ainda em Pastel e um pouco mais à frente já no final de 2008. Já tinha melhorado algumas insuficiências do desenho, mas sentia-me ainda muito tímido para me iniciar com a pintura. Nem sabia bem como começar. Esta é uma reprudução de um quadro.

Pastel

Este foi o meu segundo pastel.
Outra experiência em Pastel ainda em 2008. Esta com um desenho e cores um puco mais complicadas. Como só tinha paus de Pastel, o pormenor não foi muito bem conseguido.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Paisagem a lápis / Landscape pencil

Voltando ao lápis e às paisagens. Este é também um desenho retirado dum livro, mas não desgostei do resultado final com excepção do moinho ao fundo que ficou um tanto pequeno. Foi feito ainda em 2008, mas já numa fase um pouco mais avançada.

A face a carvão / The face of coal

O carvão é tido como um excelente meio para desenhar. Faz realçar o desenho dando-lhe um brilho especial. Esta foi a 1ª tentativa que fiz com o carvão. O motivo não foi original e foi copiado de um outro desenho. Ainda assim, não foi mal.

domingo, 1 de novembro de 2009