Translate

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

143(a)_15-08-2020 - Amália Rodrigues

O fado é um estilo musical português que foi elevado à categoria de Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2011. Admite-se que possa ter tido origem ou nos cânticos dos mouros após a reconquista cristã nos fins do séculos XV, ou na canção da gesta medieval, ou em resultado duma fusão como landu, de origem angolana, mais recentemente, as práticas em Luanda com o nome de Massemba. No entanto, nunca se conseguiu chegar a conclusões seguras sobre a sua origem, uma vez que as referências encontradas até hoje são contraditórias.

A origem da palavra "fado" vem do latim e significa "destino". Uma raiz assim tão densa e profunda marcou-lhe o carácter da letra, e do desempenho, em representações de emoções fortes, amores e desamores, traições, ciúmes, vinganças e desgraças.

A única certeza é que o fado terá nascido na Lisboa boémia de cariz popular, numa mistura de mouros e gentes do mar, tendo mais tarde seduzido também a aristocracia boémia.

Amália Rodrigues (1920 - 1999) terá sido a sua interprete de maior dimensão. É uma mulher que veio do povo tendo começado a cantar em pequenas festas de raiz popular desde os 15 anos tendo feito a sua estreia profissional em 1939. Depois de prestar provas no Retiro da Severa exibindo-se aí durante 6 meses, passou para o Solar da Alegria e para o Café Mondego, tendo atingido o sucesso muito rapidamente. Este, logo passou as fronteiras tendo-se tornado a principal representante do fado pelos 4 cantos do Mundo.



 


 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário